O trecho da Praia Dunas do Peró até o Pontal do Peró foi aprovada no evento internacional Red Iberoamericana Proplayas do qual o subsíndico Gustavo Miguelez participou na última quinta-feira (18-03), pela plataforma Zoom.
Gustavo participou como coordenador voluntário, apresentando a praia e representando o município de Cabo Frio. Moradores do Condomínio dos Pássaros participaram acompanhando a apresentação.
A praia cabofriense concorreu com praias do México, Cuba, Colômbia e Peru.
Veja características apresentadas que levaram à aprovação da praia:
- Praticamente sem poluição sonora
- Pouca incidência de lixo
- Sem incidência de esgoto
- Sem construções em seu entorno
- Placas informativas e de sensibilização ambiental
- Acessos reduzidos à Praia
- Horizonte com ilhas ao fundo
- Serviços de utilidade pública limitados
A certificação Iberoamericana dará à praia o título de 1ª Praia Sulamericana.
“A sua implementação permite formar uma rede internacional de apoio à conservação da paisagem certificada.Torna-se mais uma ferramenta para ações de conservação em áreas naturais protegidas. Fica mais fácil também a obtenção de recursos econômicos adicionais para a conservação e a paisagem da praia passa a ser incluída em materiais promocionais, de divulgação e informação da certificadora (Ex.: Guia Anual PROPLAYAS)”, destaca o subsíndico.
“Temos um santuário ecológico frente às nossas casas, muito pouco conhecido, preservado e valorizado. A busca agora será pela criação de um destino turístico sustentável, preservando o ecossistema e consequentemente trazendo mais segurança para os seus visitantes”, finaliza Gustavo.
Você pode acessar ao projeto apresentado, clicando no link em vermelho: projeto.pdf