A Posse Responsável de Animais Domésticos no CDP

A subsíndica geral, Suely Rosa, alerta sobre a Posse Responsável de Animais Domésticos no CDP.

Segue Carta aos Condôminos:

“É importante, e obrigatório, que os moradores do CDP mantenham seus animais, seguros, dentro das suas unidades, de acordo com o artigo 7.4, item “P” da Convenção do Condomínio dos Pássaros, principalmente se os proprietários possuírem cães de raça que possam oferecer perigo às pessoas e a outros animais.

Já tivemos vários episódios com animais agressivos que escaparam de suas residências e atacaram: um funcionário do CDP, uma criança e outros animais. Numa dessas ocasiões, o animal de um morador, que se encontrava solto nas ruas do condomínio, foi morto num desses ataques.

Os animais de moradores devem ser conduzidos por seus proprietários e responsáveis, por meio de guias presas a coleiras ou a peitorais. E, animais da raça pitbull e rottweillers devem transitar usando focinheiras, nos termos da lei estadual nº 3.205/1999 e de acordo com o artigo 1.8 do Regimento Interno do nosso condomínio.

Além disso, ao passear com os cães, os responsáveis devem recolher os excrementos deles (Regimento Interno, Artigo 1.8). Recomendamos, também, que os animais tenham placas de identificação em suas coleiras. Essa simples ação pode ajudar bastante o resgate e a devolução do animal aos seus proprietários, em caso de fuga.

Para que acidentes graves com animais sejam evitados, seus donos devem preparar espaços seguros e dignos para eles. Os muros das suas residências devem ser altos o suficiente de forma que eles não consigam pular ou escalar, principalmente, se os animais forem bravos e agressivos. Outro cuidado que o responsável pelo animal deve ter é a colocação de boas fechaduras em seus portões.

Há muitos casos de animais que fogem quando uma visita ou algum prestador de serviço, desavisadamente, deixa o portão da casa aberto. Assim, recomendamos que o responsável pelo animal construa uma área como um canil, em que o animal fique em segurança e não tenha risco de fugir.

O animal é irracional e age por instinto e impulso. Ele é totalmente dependente do seu responsável, portanto, se o animal fugir e provocar algum incidente, além da multa que poderá receber do condomínio, o proprietário do animal ainda estará sujeito a responder judicialmente pelo ato do animal.

Concluo solicitando que os proprietários de animais domésticos, agressivos ou não, sejam mais cuidadosos com seus animais, pois quando eles fogem também se colocam em risco, podendo ser atropelados, atacados por outros cães ou sofrer maus.

Enfim, queremos o bem dos animais e de todos os que vivem no CDP! Por isso orientamos que os proprietários de bichos de estimação pratiquem a posse responsável.”

Suely Rosa- subsíndica geral do CDP

Você não pode copiar o conteúdo desta página.