Informe sobre lixo galhadas, resíduos de podas e inservíveis

Informamos que este tipo de lixo (galhadas, resíduos de podas e objetos imprestáveis como móveis) sempre foi recolhido pela Comsercaf, não só em nosso condomínio, bem como em toda a cidade. Porém, no final do antigo governo municipal, houve um acúmulo desse tipo resíduo na área de transferência de lixo do condomínio (lixeira). Apesar das inúmeras solicitações, a Comsercaf simplesmente não vinha recolher.

Com a troca de governo, mudou também a presidência da Comsercaf, e este tipo de lixo voltou a ser recolhido, gradativamente, mediante novos pedidos. Devido ao acúmulo, fomos notificados pelo Inea (Institudo Estadual do Ambiente). Em consequência, notificamos a Comsercaf, cuja presidência (e diretoria) havia novamente sido trocada.

Passamos então a colocar gradativamente as galhadas e inservíveis do lado externo, não ultrapassando 3 metros cúbicos por dia, uma vez que no próprio site da Comsercaf diz que eles recolhem quantidade até 3 metros. Funcionou durante 3 dias e recebemos uma notificação do município informando que não poderíamos colocar este material para fora e que deveríamos procurar a Comsercaf.

Solicitamos uma reunião com o novo presidente e a nova diretoria da autarquia. Comparecemos no dia e horário marcado por eles e, para nossa surpresa, no lugar do presidente e diretor geral compareceu uma advogada. A advogada apresentou leis municipais que não têm a ver com condomínios e informou que a Comsercaf não iria mais recolher as galhadas e inservíveis vindos do Condomínio dos Pássaros.

Diante disto, levamos a situação para a Assembleia de Geral Extraordinária (AGE), realizada em agosto de 2021, que deliberou contratarmos empresa qualificada para retirar, transportar e dar destino final às galhadas e bens inservíveis que estavam acumulados na área de transferência do lixo. O que foi cotado e prontamente feito.

Sobre as galhadas e inservíveis que se encontram espalhados pelo condomínio, a assembleia deliberou pela criação de uma comissão de condôminos para estudar o problema e propor soluções. O que também foi feito.

Esta comissão se reuniu e decidiu que o condomínio realize, em caráter excepcional, um mutirão para limpeza, arcando com os custos do transporte e descarte adequados destes resíduos.

Neste momento estamos realizando cotações com empresas para transportar o lixo que será coletado para que não tenhamos acúmulo em um mesmo local, o que nos colocaria em risco de recebermos nova notificação do Inea.

Assim que finalizarmos a cotação iniciaremos o mutirão, recolhendo gradativamente por rua.

lixo doméstico comum continua sendo coletado pela Comsercaf e o condomínio faz o recolhimento interno às segundas, quartas e sextas.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.