Usina Solar do CDP já está funcionando

No mês de julho a gestão + ATITUDE inaugurou a USINA SOLAR EXPERIMENTAL do CDP.

Os painéis solares foram estrategicamente colocados na cobertura do novo estacionamento da administração (que antecede a saída da principal guarita do condomínio).

Foram instaladas vinte e duas (22) placas, de 400w cada, que fornecem energia para três setores: Prédio da Administração, Sala de Tecnologia e Centro de Controle e Segurança.

O local de montagem da Usina Solar foi escolhido após um estudo técnico e de melhor viabilidade.

“Concluiu-se que um dos locais com maior incidência solar durante as estações do ano, era o novo estacionamento. Sendo assim, decidimos juntar o útil ao agradável e gerar sombra aos veículos ali estacionados com os próprios painéis, trazendo um ar de modernidade e praticidade, além da economia, ao CDP. Desta forma, reforça-se ainda mais, a intenção da atual gestão na busca pelo caminho da sustentabilidade e do progresso. Diversas outras ações também estão planejadas no sentido de consolidar o reconhecimento do CDP como um condomínio preocupado com a dimensão socioambiental”, explica Gustavo Miguelez -subsíndico para projetos especiais.

A empresa responsável pelo projeto é de Cabo Frio e os equipamentos utilizados são de última geração. Segundo a empresa, estes painéis possuem grande capacidade de captação, sendo considerados hoje, entre os 5 melhores globais em captação de energia fotovoltaica.

Economia

A economia financeira estimada nesta 1ª etapa do projeto gira em torno de R$1.150.00, por mês (considerando a tarifa atual da ENEL- concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Cabo Frio).

A economia anual estimada é de aproximadamente R$13.800.00.

O tempo calculado para retorno do investimento é de 30 meses.

Meio Ambiente

Além da questão financeira, é de grande importância o fator ambiental.

“O sistema solar instalado e homologado no Condomínio dos Pássaros poupa a natureza em aproximadamente 1.95 toneladas de CO2 por mês. Em um ano, nossa ação vai impedir o lançamento de 21.46 toneladas de CO2 na atmosfera da nossa querida região”, ressalta o subsíndico Gustavo.

“É um protótipo e, dependendo dos resultados, poderemos aumentar o projeto”, completa o síndico Cleverson Veronez.

A estrutura instalada já permite ampliação futura de mais 26 painéis de 400w, o que possibilitará geração de energia solar em mais do dobro da atual e, assim, atendimento de praticamente toda a área comum do CDP.

Fotos: Gustavo Miguelez (subsíndico para projetos especiais)

Você não pode copiar o conteúdo desta página.